Empresas analisam histórico praticado pelos vendedores e estabelecem limites mínimos de desconto para publicar ou destacar ofertas
Alguns dos principais comparadores de preços da internet criaram ou turbinaram filtros para barrar ofertas maquiadas durante a Black Friday 2013 – como um eventual desconto de 50% hoje sobre o dobro do preço praticado ontem.
A estratégia é simples: comparar os preços anunciados durante o evento com aqueles que vinham sendo praticados nos últimos tempos pelos mesmos vendedores, e estabelecer descontos mínimos para incluir ou destacar as ofertas.
O Buscapé já havia adotado o método na edição de 2012. As validações, entretanto, eram feitas de maneira quase manual, caso a caso – o que já foi suficiente para identificar ofertas falsas, segundo Rodrigo Borer, vice-presidente de comparação de preços da Buscapé Company
“Este ano a gente preparou essa validação de preço automática. Nós temos o histórico de preços de tudo o que é vendido na internet desde 1999”, conta Borer ao iG.
Segundo o executivo, todas as ofertas apresentadas nos comparadores do Buscapé têm de passar pelo filtro e devem trazer descontos considerados “expressivos” em relação a esse histórico. O abatimento mínimo varia de acordo o produto.
Mínimo de 10%
O Zoom tornou “mais rígido” o controle antimaquiagem em 2013, segundo o presidente-executivo da empresa, Adriano Lopes. Todas as ofertas Black Friday lançadas pelas lojas serão apresentadas, mas apenas as que tiverem desconto de 10% ou mais sobre o menor preço praticado nos últimos 30 dias receberão um selo de destaque.
“Não dá para subir o preço na semana e baixar no dia. Queremos justamente proteger o usuário”, afirma Lopes, que espera dobrar o faturamento na Black Friday 2013. “No ano passado fizemos [o equivalente a] cinco dias num dia. Esse ano dá para fazer dez dias.”
Com uma linha de corte mais elevada – 30% –, o KuantoKusta chegou a validar apenas cinco de uma lista de 70 ofertas. No total, 280 já haviam sido verificadas na tarde de quinta-feira (28).
Segundo Flávio Soraggi Pagotto, presidente-executivo do site, o método do KuantoKusta também desconsidera ofertas em que os preços tiveram alta nos últimos 15 dias, ou em que não o vendedor não tem estoque suficiente.
“De hora em hora vamos validar todas as ofertas. Se sair de estoque ou o preço mudar, tiramos a oferta”, diz Pagotto, que espera 50 mil visitas ao longo da Black Friday.
Consumidor esperto
O JáCotei também utilizará elementos para destacar as melhores ofertas. Segundo Antônio Coelho, presidente-executivo da empresa, os menores preços num histórico de seis meses receberão um carimbo.
“Vamos no âmago para garantir para o consumidor que ele está fazendo a melhor compra dos últimos seis meses.”
Outra ferramenta de controle foi o aprimoramento dos gráficos que apresentam o desempenho do preço de cada produto ao longo tempo.
“No ano passado, fomos surpreendidos pela competência dos consumidores em acharem a solução para os seus problemas. Eles descobriram que o gráfico de preços servia para identificar o desconto [real praticado no Black Friday]”, conta Coelho. “Demos uma configuração para os gráficos ficarem perfeitos [para 2013]”
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