quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seguro de carro fica até 8% mais caro em SP; veja 10 dicas para economizar

Fonte: Uol Notícias

Quem precisa renovar o seguro do carro em São Paulo neste início de ano terá de arcar com reajustes que vão de 3% a 8%. A estimativa é do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP).
O reajuste nessa época é comum diante do aumento das ocorrências durante as festas de fim de ano e as férias. Nesse período, aumentam os acidentes nas estradas e os roubos de veículos. A chuva forte típica do verão também pode danificar os automóveis.
 
Este ano, porém, outro fator pesou no reajuste: o aumento no preço das peças de reposição dos veículos.
 
"Os salários dos empregados na indústria de peças foram reajustados porque grande parte deles tem como base o salário mínimo, que subiu", explica o presidente do sindicato, Mário Sérgio de Almeida Santos.
 
Além disso, segundo ele, aumentou também o preço das peças importadas.
 
Aumento vai variar de acordo com modelo do carro
O superintendente-executivo da Bradesco Auto/RE, Fernando Cheade, confirma que houve alta no preço das peças de reposição e no valor pago para os trabalhadores das oficinas, o que deve forçar os reajustes. Ele não especificou, porém, o índice que será aplicado pela empresa.
 
"Isso vai variar de acordo com a cidade em que o motorista mora e o modelo do veículo", diz.
 
Segundo Cheade, houve um aumento de ocorrências envolvendo veículos em São Paulo, especialmente roubos. Ele diz, porém, que esse aumento não está apenas relacionado à época do ano, mas tem sido frequente nos últimos meses.
 
Reajustes maiores afetam carros mais populares
Segundo o presidente do Sincor-SP, os reajustes mais baixos  deverão ser percebidos nos seguros de veículos mais caros, que geralmente são menos expostos à sinistralidade, como roubos por estarem estacionados nas ruas, por exemplo.
 
Os seguros de veículos mais populares, que têm índices de sinistralidade altos, devem sofrer os maiores reajustes.
 
Santos explica, porém, que o reajuste só será percebido por quem for renovar o seguro por qualquer motivo, como o vencimento da apólice ou a alteração de algum dado do contrato (mudança de endereço de casa ou do trabalho, por exemplo).
 
CORRETOR
A dica do superintendente executivo da Bradesco Auto/RE, Fernando Cheade, é que o consumidor procure um corretor de seguros habilitado antes de fazer a contratação. “Existem muitas seguradoras no mercado e muitos seguros diferentes. O corretor é a pessoa mais indicada para mostrar as diferenças entre eles e traduzir o ‘segurês’ para os consumidores”, diz.
 
CONSERTOS
O diretor de automóveis da Zurich Seguros, Walter Pereira, diz que quanto maior a tecnologia presente no veículo, mais caro será o conserto de danos eventuais ou da troca de peças. E isso acaba impactando, consequentemente, no valor pago pelo seguro. Veículos que possuem  ar-condicionado, por exemplo, têm seguros mais caros.
 
ESTACIONAMENTO
Quem deixa o carro em estacionamento paga menos pelo seguro do que o motorista que deixa o carro na rua. Assim, para o presidente do Sincor-SP, Mário Sérgio de Almeida Santos, economizar deixando o carro na rua pode não compensar. Colocar alarme no carro, diz ele, também deixa o seguro mais barato.
 
FRANQUIA
A franquia é o valor que é desembolsado pelo motorista quanto ocorre algum sinistro. O motorista que tem um histórico de poucos acidentes pode optar por pagar um valor maior de franquia no caso de alguma ocorrência, a chamada franquia facultativa. Isso fará com que ele tenha um desconto no valor do prêmio (o valor pago pelo seguro).
 
MOTORISTAS
Quando existe mais de um veículo na residência, o ideal é determinar quem é o usuário de cada carro. Um pai que divide o carro com o filho jovem vai pagar mais caro pelo seguro, por exemplo, porque os seguros têm preço mais elevado para motoristas sem experiência. Se esse pai usar o carro sozinho, pagará menos, diz Mário Sérgio de Almeida Santos, do Sincor-SP.
 
CONSERVAÇÃO
O diretor da Zurich Seguros, Walter Pereira, diz que, na hora da vistoria prévia, a seguradora avalia o estado de conservação do veículo e isso pode interferir no valor do seguro. O carro mal-conservado pode, assim, ter um seguro mais alto. Segundo Pereira, a empresa pode até se recusar a fazer o seguro em determinados casos.
 
SEGURADORA
Escolha a seguradora de acordo com a experiência dela no mercado, sugere Mário Sérgio de Almeida Santos, do Sincor-SP. Seguradoras especializadas em veículos importados têm preços melhores para esse tipo de carro e mais altos para carros populares. Já as que atuam mais com carros populares têm preços bons para esses veículos e altos para os importados.
 
SERVIÇOS
É importante adequar os serviços oferecidos com o seguro à necessidade do motorista. A assistência 24 horas, por exemplo, pode ficar restrita à cidade onde o motorista mora, caso ele raramente faça viagens com o carro. “O preço do seguro pode variar também de acordo com o tempo previsto de uso de carro reserva em caso de necessidade”, diz  Fernando Cheade, da Bradesco Auto/RE.

Um comentário:

  1. ótimas dicas para deixar o seu seguro mais barato. Mas acredito ser fundamental ter um seguro de carro para que não haja dores de cabeça no futuro!

    ResponderExcluir