quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Defesa do Consumidor divulga ranking dos setores e empresas que mais receberam reclamações em 2011


Publicação do Ministério da Justiça traz balanço de 1,6 milhão de reclamações                                                                          17/01/12 

O Boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) do Ministério da Justiça consolida e analisa informações sobre as demandas apresentadas no último ano aos órgãos públicos de defesa do consumidor integrados ao Sistema. Mais de 1,6 milhões de atendimentos foram realizados através de serviços mantidos por órgãos de defesa do consumidor (Procons) em 23 estados e no Distrito Federal. São 346 locais espalhados por 212 cidades brasileiras.

O Boletim informa as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem as instituições e os principais problemas enfrentados. Os setores da economia que mais geraram demandas são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). 


Neste universo, o principal problema que leva o consumidor brasileiro a procurar o Procon são as cobranças, cerca de 35,46%, e as reclamações são por conta da falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas e outros problemas. Em segundo lugar, com 19,99%, há problemas com ofertas, depois tem 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).

Objetivos - “Além de dar transparência ao trabalho de atendimento ao consumidor realizado pelos Procons, o boletim também tem como objetivo incentivar o mercado a aprimorar a qualidade de seu atendimento e o respeito ao consumidor”, afirma a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira.

A publicação permite ao consumidor verificar os principais problemas de consumo e serve como orientação na escolha de produtos e serviços; dá transparência do atendimento ao consumidor realizado pelos Procons integrados ao SINDEC; incentiva o mercado a melhorar a do atendimento e oferecer respeito ao consumidor; e, ainda, garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

Boletim - O Boletim SINDEC é elaborado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br). O DPDC é um organismo de coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). As atribuições do Departamento, além da visibilidade aos dados recolhidos pelo SINDEC, abrangem o incentivo e apoio à formação de órgãos e entidades de defesa do consumidor pela população e pelos órgãos públicos estaduais e municipais.
Autor: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário