quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tim e Vivo não atingem meta para velocidade mínima da internet em São Paulo

Apenas Tim e Vivo não atingiram a meta da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a velocidade mínima da internet, no Estado de São Paulo, no mês de julho.

O indicador de qualidade da internet fixa e móvel está sendo monitorado mensalmente pela agência.

As quatro maiores empresas que oferecem o serviço -- Claro, Oi, Tim e Vivo -- deveriam garantir ao usuário uma conexão com velocidade instantânea (aquela medida no momento da navegação) igual ou superior a 95% do pacote contratado.


A Claro foi a única a atingir totalmente a meta. A Oi ficou em segundo lugar, com 99,7%. A Vivo aparece em terceiro, com 93,5% e a Tim, com 89,5%.

No Estado, todas as empresas que prestam serviço de internet fixa atingiram a velocidade instantânea ideal e também a velocidade média, que contabiliza a qualidade de forma global, durante todo o mês.

PAÍS

Outro Estado em que se identificou descumprimento da meta foi o Rio de Janeiro. A Vivo foi a única empresa a ficar abaixo do limite de qualidade para velocidade da internet móvel.

A operadora entregou 91% do contratado pelo cliente, enquanto a Anatel considera 95% o mínimo aceitável.

A Tim entregou 95,6%; a Oi 99,2% e a Claro, 100%.

Em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte, todas as metas foram alcançadas.

Os estudos da agência reguladora pretendem medir resultados da banda larga fixa e móvel em todo país.

Até o momento, para internet fixa, estão sendo acompanhados os estados de: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

A banda larga fixa, nesta pesquisa, está sendo acompanhada em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

OUTRO LADO

A Telefônica Vivo informou, por meio de nota, que "problemas sistêmicos limitaram o número de medições, o que reduziu a validade estatística dos dados coletados e fez com que dois resultados ficassem muito próximos dos índices previstos pelo órgão regulador".

A empresa destacou que foram adotadas medidas corretivas para que os números de agosto "reflitam com maior precisão o desempenho da rede da companhia".

A TIM disse que está avaliando os resultados da medição para banda larga móvel e esclarece que, sobre o desempenho em São Paulo, "está investindo constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede".





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