quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Conexão de celular não atinge meta em 63% dos Estados avaliados pela Anatel

A velocidade da internet móvel, acessada por celulares e tablets, não atingiu a meta estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em 7 dos 11 Estados avaliados pela agência. O acompanhamento revela a qualidade da conexão durante o mês de setembro.

A exigência da Anatel é para que, em 95% dos acessos feitos por usuários, seja possível trafegar na rede com uma velocidade instantânea (aquela percebida no momento da navegação) igual ou superior a 20% da prometida em contrato.

Essa meta aumentará para 30% a partir de novembro e para 40% em novembro do ano que vem.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe esse limite mínimo não foi atingido por uma ou mais operadoras.

No caso de São Paulo e do Rio, a operadora que ficou abaixo da meta foi a TIM.

Em Alagoas e Sergipe, foi a Oi que não cumpriu o percentual mínimo de entrega de velocidade. Em Santa Catarina, o problema foi com a Vivo.

Na Bahia, a dificuldade em atender os usuários se deu tanto na Oi quanto na Tim. No Espírito Santo, Tim e Vivo ficaram abaixo do percentual mínimo.

No Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paraná e no Rio Grande do Sul, todas as operadoras conseguiram atender aos parâmetros mínimos de qualidade.

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem, a Tim informou que, diante dos resultados avaliados pela Anatel, "observou oportunidades de melhoria em algumas localidades e está investindo constantemente com foco na ampliação e otimização da sua rede".

A empresa também disse, por meio de nota, que já foram verificados avanços na velocidade da conexão entre agosto e setembro e que os resultados agora estão "bem próximos da meta".

A Oi esclareceu que as situações em que as metas estipuladas não foram alcançadas "já foram mapeadas e estão sendo cuidadosamente analisadas e tratadas pela companhia".

A Claro disse que "pela terceira vez consecutiva é a operadora que obteve o melhor desempenho nos indicadores".

Para a Vivo, os resultados divulgados pela Anatel mostram que houve melhora nos serviços da empresa em relação aos meses anteriores. "As ações adotadas estão surtindo efeito", diz a companhia em nota.

A empresa destacou ainda que "outros ajustes estão sendo implantados" para melhorar o resultado das próximas medições.





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