quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Para compensar dias de greve, Caixa vai abrir uma hora mais cedo

Com o término da greve dos bancários nesta segunda-feira (14), a Caixa Econômica Federal informou que as agências vão abrir uma hora mais cedo. Em São Paulo, o novo horário já começou hoje. No restante do país, começa amanhã.

O novo expediente vai até sexta-feira (18) e vale para todas as agências da Caixa do país.

"Nas cidades em que a abertura das agências ocorre às 10h, a abertura será às 9h; nas cidades em que ocorre às 11h, a abertura será às 10h. Todos os serviços estarão disponíveis.", diz a Caixa em nota.


Conforme a assessoria de imprensa do banco informou, no acordo feito entre Fenaban (sindicato patronal) e os representantes da categoria estava previsto que os bancários teriam que compensar, com horas diárias adicionais de trabalho, os 23 dias em que ficaram parados.

O novo expediente informado pela Caixa, porém, não está relacionado com tal compensação. A decisão foi tomada para atender a grande demanda do público.

Os funcionários da instituição financeira só vão compensar os dias de greve após assinatura de acordo entre Fenaban e sindicato da categoria, que deve sair esta semana.


FIM DA GREVE

Após 23 dias parados, os bancários aceitaram a proposta da Fenaban, de reajuste de 8% nos salários --1,82% de ganho real (acima da inflação). Inicialmente, os trabalhadores pediam correção de 11,93% (5% de ganho real).

Assim, oficialmente, os trabalhadores voltaram ao trabalho na segunda. Pelo acordo, os bancários grevistas vão trabalhar uma hora a mais por dia até 15 de dezembro.

O piso dos bancários terá aumento de 8,5% (ganho real de 2,29%). Também foi acertado aumento de 10% sobre a parcela fixa da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e uma elevação de 2% para 2,2% no percentual de lucro que deve ser distribuído pelos bancos.

A inflação no período foi de 6,07%.

O salário médio da categoria é de R$ 4.740, e o piso salarial é de R$ 1.519. A PLR (participação nos lucros e resultados) paga aos caixas de bancos, segundo informou a Fenaban, varia entre 3,5 e 4 salários adicionais.

"Foi uma negociação difícil, mas que teve um bom desfecho. Quando começamos a negociar, os bancos falavam em aumento real zero; acabamos com 1,82%, que é um percentual acima da média da maioria das categorias", disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário