Uma família de Araraquara (SP) entrou na Justiça para reaver o valor pago ao dono de um buffet que desapareceu uma semana antes de uma festa de casamento. Para que a comemoração fosse realizada, os pais da noiva ainda tiveram desembolsar o dobro do valor. A mãe da noiva registrou a queixa no Procon e agora o caso está no Juizado de Pequenas Causas. A primeira audiência está marcada para abril.
A atendente de telemarketing Vanessa Rodrigues se casou no dia 12 de janeiro, mas a organização da festa começou no final do ano passado. Mãe e filha fecharam contrato de R$ 798 com a empresa para um serviço de buffet completo para 150 pessoas, decoração do salão, aluguel de mesa e talheres.“Não desconfiei do valor. Como o dono disse que era pacote bronze, achei que estava com um bom preço porque era o mais simples que a gente queria”, disse a mãe da noiva, Rosana Teodoro, que contratou o serviço por meio de redes sociais.
O pagamento foi feito com três cheques de R$ 266. Faltando uma semana para a festa, o organizador do buffet sumiu com o dinheiro da entrada e depositou um cheque na véspera e o outro no dia do casamento.
Mesmo com o imprevisto, a festa ocorreu como os noivos esperavam, mas os pais tiveram que desembolsar o dobro do valor que estimavam. "A gente viu que foi de má fé. A gente quer que ele veja que não foi fácil passar por isso e a gente não quer que outras pessoas passem", disse Vanessa.
O dono do buffet não foi encontrado para comentar o assunto.
Orientações
O Procon orienta aos consumidores atenção redobrada antes de assinar contratos para evitar prejuízos. Outra recomendação é pesquisar a empresa na internet para saber se existe alguma reclamação sobre os serviços prestados, disse o diretor do Procon de São Carlos (SP), Joner José Nery. “Existem diversos sites para pesquisa. O consumidor digita o nome da empresa. Se houver alguma reclamação, vai constar lá”, explicou.
Em relação a contratos, Nery ressaltou que ele jamais devem ser assinados em caso de dúvidas. Para isso, basta levar uma cópia ao Procon para receber orientações. “Nós orientamos o contratante sobre cláusulas que entendemos ser abusivas. O contrato geralmente é feito para serviços que serão executados a longo prazo, como formaturas e casamentos. Agora a nota fiscal é sempre importante ter, ela é fornecida no momento do pagamento”, explicou.
O Procon de São Carlos oferece dicas e prevenções para os consumidores também por meio da página nas redes socias. Outra opção é consultar o Serasa. O serviço é pago e custa R$ 29,90.
http://www.endividado.com.br/noticia_ler-35110,.html
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