sexta-feira, 10 de maio de 2013

Satisfação do consumidor com telecomunicações despenca em dez anos


A Anatel (Anatel Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta segunda-feira (6) pesquisa feita com usuários sobre os serviços de telecomunicações no país. A pesquisa revela que a satisfação dos usuários de telefones fixo, móvel e TV por assinatura despencou no país nos últimos dez anos.
O estudo comparou o índice de satisfação dos consumidores dos três serviços em 2002 e 2012. Para se chegar a ele, foram avaliados diferentes aspectos, como cobertura, preço e atendimento.
Em telefonia fixa residencial, o índice caiu de 72,1 para 58,9 nos últimos dez anos. A escala vai de 0 a 100, onde 100 representa a satisfação máxima do consumidor com o serviço.
Na telefonia móvel pós-paga, o índice de satisfação do consumidor recuou de
71,4 em 2002 para 53,7 no ano passado. No serviço pré-pago, caiu de 77,5 para 60.
Na TV por assinatura a cabo, o índice caiu de 68,2 para 51,6 no período.
"O consumidor ficou mais exigente nesses últimos dez anos e as empresas não acompanharam a sua evolução", disse Roberto Pinto Martins, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel.
"O serviço está mais deficiente do que estava em 2002."
A pesquisa, encomendada pela agência ao instituto de pesquisa Meta, entrevistou cerca de 2000 pessoas em 2012.
ETAPAS
A agência está divulgando os resultados do levantamento em etapas. Em abril, foram publicados os resultados da avaliação dos usuários sobre telefonia fixa e móvel.
Nesta segunda, além do comparativo dos últimos dez anos, foi divulgada a percepção sobre os serviços de TV a cabo (por satélite, cabo e rádio).
Em TV a cabo, os consumidores que se declararam satisfeitos com o serviço representaram 35,8% do total. Os que disseram estar insatisfeitos, por sua vez, responderam por 8,6%.
Outros 55,4 se declararam "nem satisfeito nem insatisfeito" com a prestação.











http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1274150-satisfacao-do-consumidor-com-telecomunicacoes-despenca-em-dez-anos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário