Os sites de compras coletivas se tornaram um dos canais preferidos dos
consumidores que navegam na internet em busca de produtos com descontos.
A ferramenta, no entanto, ajudou a disseminar as compras por impulso.
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), atraso
na entrega de produtos e até mesmo cláusulas contratuais abusivas são
alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores, por isso, antes de
comprar qualquer produto ou serviço é necessário tomar alguns cuidados.
De olho nos detalhes
Para evitar dores de cabeça com a compra de produtos ou contratação de
serviços em sites de compras coletivas, o Idec separou algumas dicas
importantes para o consumidor:
•Antes de se cadastrar em um site, leia seus termos de uso e sua
política de privacidade. Antes de efetuar a compra, leia também as
perguntas frequentes, pois elas podem esclarecer eventuais dúvidas.
•Antes de optar por um produto ou serviço, navegue pelo site. Dessa forma será mais fácil entender a dinâmica da empresa.
•Assim que escolher a oferta, verifique se ela traz informações
essenciais, como preço integral, preço com desconto, percentual do
desconto, quanto tempo falta para a promoção expirar, o número mínimo de
compradores exigidos e quantas pessoas já compraram.
•Evite compras por impulso. Para isso, é necessário ler as
características do produto ou serviço, além das condições de compra,
sendo possível avaliar se elas atendem suas necessidades.
•Outro fator importante é se atentar para algumas restrições, como
agendamento prévio, horários e dias específicos, quantidade de
acompanhantes, capacidade do local e estoque do produto.
•Verifique se as informações de identificação do fornecedor estão
disponíveis. Em seguida, acesse o site da empresa e procure os termos de
uso, CNPJ, telefone e endereço físico. Além disso, certifique-se que o
produto vendido na promoção é o mesmo apresentado pelo fornecedor e
compare o preço da oferta com o praticado pelo fornecedor.
•Fique atento ao prazo de utilização do cupom de desconto. Ele pode
variar de semanas a anos. Avalie se conseguirá utilizar o produto ou
serviço no prazo estipulado.
•Em caso de arrependimento, o cupom poderá ser devolvido em até sete
dias, com a garantia prevista em lei de ressarcimento do valor pago.
Caso a empresa não informe o direito de arrependimento, envie um e-mail
ou preencha o formulário disponível no Fale Conosco, requisitando a
devolução.
•Veja se há taxa de entrega e se ela está inclusa do preço, ou se para isso existe alguma taxa extra.
•Se em 24 horas não for recebida a confirmação de validação da oferta
ou aviso de não validação, entre em contato com o site. Lembre-se que
caso o número mínimo de compradores não for atingido, o valor deverá ser
devolvido automaticamente.
•Informe-se sobre o tempo estipulado para a impressão do cupom, ou se
ele poderá ser impresso a qualquer momento, e se ainda é possível
mostrá-lo no celular, smartphone ou tablet.
•Não aceite qualquer tipo de discriminação por estar usando um cupom de
desconto. Caso tenha problemas, recorra aos órgãos de defesa do
consumidor e à justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário