Propaganda do refrigerante sobre “calorias” pode ser considerada enganosa, diz órgão
Rio - A Coca-Cola do Brasil foi notificada pelo Procon Carioca para prestar esclarecimentos sobre a peça publicitária “Energia Positiva”. Lançada no país no início do ano, a campanha mostra aos consumidores como queimar as 123 calorias (uma garrafa de 290 ml) do refrigerante por meio de “75 segundos de gargalhadas”, “14 abraços de urso” ou “20 minutos de passeio com o cachorro”.
Conforme a notificação, o vídeo publicitário não esclarece de forma clara e ostensiva quantos mililitros do refrigerante corresponderiam à quantidade de 123 calorias. Além disso, segundo o Procon Carioca, o vídeo é impreciso quanto às atividades que sugere para queimar as calorias ingeridas com a bebida.
Para a secretária de Defesa do Consumidor do município do Rio, Solange Amaral, a campanha também não informa que as atividades sugeridas devem ser desenvolvidas de forma conjunta para que correspondam às 123 calorias. “Essa campanha publicitária já foi proibida no Reino Unido e no México, por ter configurado propaganda enganosa ao consumidor”, escreveu a secretária no ofício encaminhado à Delegacia do Consumidor, onde cita possível infração ao Código de Defesa do Consumidor.
Ainda segundo Solange, a mensagem central da campanha ignora os dados de saúde da população brasileira que apontam a prevalência de consumo excessivo de açúcares. Além disso, estimula as pessoas a consumir mais calorias. “Isso pode induzir o consumidor a se comportar de maneira prejudicial à sua saúde”, afirmou.
A Coca-Cola informou que apresentará sua defesa dentro do prazo de dez dias estipulado pelo Procon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário