quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vivo tem pior serviço de dados em São Paulo, diz Anatel

A operadora Vivo, única grande tele que não foi suspensa no ano passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apresenta o pior serviço de dados no Estado de São Paulo e na capital paulista, segundo levantamento da agência reguladora.

Índices revelados pela Anatel mostram que, na média, nenhuma das grandes empresas de telefonia móvel conseguiu alcançar a meta mínima de qualidade exigida para este serviço no Estado, considerando a oferta de janeiro a abril deste ano.

Na capital paulista, o quadro se repete. Ao tirar a média para atendimento dos primeiros quatro meses de 2013, todas as empresas ficam abaixo do nível mínimo de qualidade, sendo que a Vivo lidera o ranking com o pior resultado.


Para chegar a esses dados, a Anatel traçou como meta para uma qualidade satisfatória quando o número de conexões realizadas representa 98% das tentativas para acesso à internet. A qualidade é melhor a medida que esse número se aproxima de 100%.

Nos primeiros quatro meses do ano, no Estado de São Paulo, a Vivo atingiu 91,91% desse índice.

Em segundo lugar está a operadora Claro, com 93,57%; seguida pela CTBC, 95,63%; TIM, com 95,78% e a Oi, com 97,64%. Todas, portanto, abaixo da linha de corte.

Na capital paulista, a Vivo se destaca com índice médio mais distante da meta, 91,69%; a TIM aparece em segundo lugar, com 93,27%; seguida pela Oi, com 97,17% e a Claro, com 97,7%.

OUTRO LADO

Em resposta à reportagem, a Vivo informou que cumpre as metas de qualidade, uma vez que considerada uma margem de 5% para os indicadores.

"A operadora apresentou resultados positivos para chamadas de voz e também para a conexão de dados 3G", diz em nota.

A Claro se limitou a dizer que cumpre as metas nacionalmente e que não irá comentar os resultados da Anatel por cidade ou Estado.

Também em nota, a Oi disse que apresentou avanços importantes nos indicadores e que a empresa prevê investir mais R$ 6 bilhões este ano, inclusive com projetos para elevar os níveis da qualidade do serviço.

Já a TIM respondeu que está "realizando uma profunda análise dos dados divulgados pela Anatel" e que essas informações "contribuem para o seu processo contínuo de crescimento e aprimoramento dos serviços".

SUSPENSÃO

No ano passado a Anatel suspendeu, por 11 dias, a comercialização de novos chips por três das maiores empresas de telecomunicações do país --Tim, Claro e Oi.

A medida, segundo a reguladora, foi tomada com base nas metas de qualidade e no número de reclamações dos clientes.

As empresas então, tiveram de apresentar para a Anatel planos para melhoria de seus serviços e de aumento na quantidade de investimentos.

Mesmo as que não foram suspensas, como Vivo e CTBC, tiveram de apresentar os relatórios estratégicos.

A partir da suspensão, a Anatel passou a medir com mais rigor e a divulgar os indicadores de qualidade para acompanhamento público.

Nenhuma nova punição foi aplicada às empresas que seguem fora dos limites de qualidade.





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