quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ministério da Justiça lança Atlas Ibero-americano de Proteção ao Consumidor

               
O Ministério da Justiça lançou o primeiro Atlas Ibero-americano de Proteção ao Consumidor, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O documento, cuja coordenação foi feita pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor do Brasil, Argentina e Uruguai, reúne informações atuais sobre as legislações e políticas de proteção ao consumidor de 19 países da Ibero-América de língua portuguesa e espanhola e da sociedade civil, representada pela Consumers International. A publicação tem como objetivo disseminar a cultura de respeito ao consumidor, seus direitos e garantias.

Para acessar o Altlas clique neste link aqui.


— Essa inédita publicação é um importante marco para o desenvolvimento das relações de consumo na Ibero-América e demonstra a integração das autoridades de defesa do consumidor dos países envolvidos — ressalta o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Para a secretária Juliana Pereira, a proteção ao consumidor deve ser compreendida como garantia de cidadania e instrumento de desenvolvimento.

— Foi uma honra para a Senacon coordenar a edição do Atlas. Contamos com o competente e generoso empenho de todos os membros do Foro Ibero-americano de Agências de Governamentais de Proteção ao Consumidor (FIAGC). A defesa do consumidor no contexto global necessita cada dia mais de uma integração regional — salienta.

O Foro Ibero-americano de Agências de Governamentais de Proteção ao Consumidor é um espaço multilateral no qual são discutidas as políticas públicas de proteção ao consumidor nos países da América Latina e Península Ibérica. O objetivo principal é promover a cooperação entre as agências governamentais desses países, por meio do intercâmbio de informações e experiências em torno dos temas de interesse comum.

Paises integrantes da Ibero-América

Argentina

Bolívia

Brasil

Chile

Colômbia

Costa Rica

El Salvador

Equador

Espanha

Guatemala

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Peru

Portugal

República Dominicana

Uruguai

Venezuela


http://www.endividado.com.br/noticia_ler-35451,.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário